Onde surgiu e sobre o que se trata?
A data oficial é 15 de março de 1983, porém a primeira data de relevância sobre os direitos do consumidor se dá em 15 de março de 1962 quando, o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, enviou uma carta ao Congresso norte-americano que apontava sobre os direitos do consumidor que deveriam ser respeitados pelos comércios principalmente no momento da compra, pois não existia uma regulamentação sobre o tema.
Por exemplo, informações completas de composição dos produtos, preços, formas de pagamento e atendimento pós-venda.
Como virou data comemorativa?
O ativista Anwar Fazal que era presidente da Organização Internacional da União dos Consumidores (Consumers International), decidiu transformar a carta de Kennedy em data comemorativa como forma de celebrar as compras e dar relevância para o conteúdo da carta.
Resultado?
Ficou bom para todos, a data é comemorada pelo mundo inteiro!
Assim o consumidor consegue descontos especiais nessa data, e as vantagens se expandem em alguns casos para o mês todo! Foi criado em diversos países, legislações para padronizar e melhorar o atendimento, dar solução as reclamações por parte dos clientes. Já para o comércio, a data ganhou uma enorme visibilidade e só perde para o Natal e Backfriday em vendas durante o ano.